Baixe gratuitamente o aplicativo
Colégio Nossa Senhora da Graça, para pais e alunos!

Use grátis o app!

Sarau literário: Poesias infantis brasileiras

30/11/2021 às 11h51

Com direito a dança, música, teatro e poesia, os estudantes do 2º ano do Fundamental do Colégio Nossa Senhora da Graça, unidade da Rede Damas Educacional em Vitória de Santo Antão/PE, apresentaram o projeto Sarau Literário. 

O projeto realizado, nesta segunda-feira (29), nasceu da inspiração e apreciação da obra literária “Isto ou aquilo”, de Cecília Meireles. As professoras Viviane Louzi, 2º ano A, e Camila Tatiane, 2º ano B, juntamente com os alunos e equipe psicopedagógica realizaram atividades durante o ano letivo que envolveram leituras e escritas, citações, apreciação e compreensão do gênero literário poesia. 

Além disso, foram trabalhadas atividades interdisciplinares como: arte em telha inspirada nas diversas poesias estudadas pelos alunos, jogo de bola inspirado na poesia do mesmo título de Cecília Meireles, desenvolvida pelas professoras Alexsandra Cunha e Wedja Carneiro.  

Toda a programação resultou na culminância de um sarau literário, em que os alunos fizeram exposições de suas produções, se caracterizaram com figurinos assim como na época dos grandes saraus.  No momento, as crianças recitaram poesias, dançaram e atuaram no auditório do colégio.  

OBJETIVO - O Sarau teve por finalidade expandir o vocabulário das crianças por meio da interpretação de textos literários, ampliando as possibilidades de leitura e escrita dos alunos, inserindo os no universo dos gêneros textuais e aprimorando as práticas de identificação de poemas, rimas, versos, além de conhecerem vários poemas infantis da literatura brasileira e os seus respectivos poetas.