Colégio Nossa Senhora da Graça

colégio nossa senhora da graça

NOSSA HISTÓRIA

Seguindo o ideal de Madre Agathe Verhelle, fundadora do Instituto das Religiosas da Instrução Cristã (RIC), um grupo formado por oito religiosas e uma leiga enfrentou a viagem cruzando o Atlântico para expandir a missão de "Sacrificar-se e consagrar-se inteiramente à juventude" no Brasil.

Orientadas por Madre Loyola, as primeiras irmãs chegaram ao Brasil em 15 de outubro de 1896 e fundaram o Colégio Damas, que iniciou as atividades em Olinda (PE) e depois se transferiu para o Recife.

No ano de 1929, as Religiosas da Instrução Cristã fundaram o Colégio Nossa Senhora da Graça, em Vitória de Santo Antão (PE). Desde então, a unidade educacional vem formando gerações com valores baseados no Evangelho, de maneira integral, e com o intuito de fazer a diferença no mundo.

A fundação e instalação ocorre em fevereiro, em dois prédios contíguos, que faziam esquinas com a Praça 3 de agosto e a rua Marquês do Herval.

Após alguns melhoramentos, foi inaugurado em 8 de março pelo Padre Félix Barreto e pelo professor José Aragão, seus idealizadores.

Em 1934, as Religiosas tiveram que comprar um terreno para construir o prédio em que o Colégio pudesse atender às inúmeras procuras. A 14 de abril de 1936, segunda-feira de Páscoa, foi inaugurado o novo prédio do colégio à Rua Melo Verçosa. Havia apenas uma ala terminada, mas era possível funcionar. O restante foi sendo construído aos poucos sob a orientação do engenheiro o Sr. Laurenz Leopold Nebl.

Na transferência foi transladado o Santíssimo Sacramento, acompanhado das Associações Religiosas e do povo. Foi celebrada a missa às 17 horas, com pregação do vigário. Um Almoço foi oferecido pelas Religiosas no salão nobre, falando Madre Lucila, Padre Argemiro, professor Félix Paiva, agradecendo em nome da Madre.

À tarde, foi entronizado o coração de Jesus e a bênção do Santíssimo Sacramento.

Atualmente, a Rede Damas Educacional reúne 12 escolas e uma faculdade em diferentes estados brasileiros, somando mais de 15 mil alunos matriculados.

MISSÃO E VALORES

O Colégio Nossa Senhora da Graça vivencia o carisma do Instituto das Religiosas da Instrução Cristã: "Sacrificar-se e consagrar-se inteiramente à Juventude".

Missão

Formar a pessoa humana com base nos valores cristãos, éticos e acadêmicos, de maneira participativa e comprometida, encarnando a face atual do Cristo educador para construir uma sociedade sustentável.

Valores

1. Revelar a face atual do Cristo educador;
2. Duc in Altum – Avançar para águas mais profundas;
3. Promover o conhecimento científico e a pesquisa;
4. Respeito e acolhimento à pessoa humana como imagem e semelhança de Deus;
5. Tudo fazer bem com amor e alegria, competência e ousadia;
6. Diálogo, escuta e discernimento;
7. Observância do direito e a prática da justiça;
8. Educar com firmeza e afeto;
9. Comprometimento, ética e transparência.

Hino do Colégio Nossa Senhora da Graça

Hino do Colégio

LETRA DO HINO

Nesta Terra de heróis e de glória onde tantos cantaram beleza de um gesto de tanta grandeza que tornou Pernambuco Imortal!
Deus plantou no ricão desta história de Tabocas – os heróis da igreja a semente que hoje viceja como um dom de amor sem igual!

Nossa Senhora da Graça dom de amor / de gratidão tua vida seja uma resposta de amor um testemunho / e um desejo que só Deus se dê Honra e Louvor!

Tantas almas a Deus consagradas!
Quantos lares cristãos tu formaste todos fortes na fé, todos firmes na Esperança e na Caridade!
Tu bendizes a Deus, cada dia, pela Graça de amar teu irmão partilhando, a vida inteira, Tua Luz, Tua Paz, Teu Amor!

Nossa Senhora da Graça dom de amor / de gratidão tua vida seja uma resposta de amor um testemunho / e um desejo que só Deus se dê Honra e Louvor!

Onde foste a semente viçosa
De um jardim todo em rosa botão
Quem feliz desfrutou tua sombra
Sob amparo do céu cor de anil,
Viu na fé, no saber, viu na vida
Bem gravado dentro da alma teu lema:
“SACRIFICAR-SE E CONSAGRAR-SE”
Pelos jovens irmãos do Brasil

Nossa Senhora da Graça dom de amor / de gratidão tua vida seja uma resposta de amor um testemunho / e um desejo que só Deus se dê Honra e Louvor!